English (United States) Español (España) Português (Portugal)




Wednesday, January 24, 2018

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adalberto Campos Fernandes
Médico, especialista em Saúde Pública. Professor da ENSP
António Sousa Lobo Ferreira
Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João
Artur Aires Rodrigues de Morais Vaz
Presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Fernando Regateiro
Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra
João Correia da Cunha
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte
José Laranja Pontes
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto
Luís Pisco
Coordenador da Unidade de Missão para os Cuidados Primários
Jorge Soares
Director do Serviço de Saúde e Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian
Teófilo Ribeiro Leite
Presidente da APHP Associação Portuguesa de Hospitalização Privada
Manuel de Lemos
Presidente da União das Misericórdias Portuguesas
João Gamelas
Presidente do Conselho Geral da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde
Carlos Tomás
Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde

Todos reconhecem que a prestação de cuidados de saúde deve orientar-se na senda da Inovação e na criação de padrões de Qualidade. Como fazê-lo?

No caminho aberto pelo congresso promovido em Março de 2009 em Coimbra, nos Hospitais da Universidade, para celebrar os 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, que constituiu um êxito ao congregar numa reflexão tranquila e profunda os mais variados sectores, o público, o privado e o social, e que mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e a presença no encerramento de Sua Excelência o Senhor Primeiro Ministro, a APEGSAUDE, com o entusiasmo suscitado pela larguíssima adesão verificada, tendo participado mais de mil e trezentos congressistas, vai promover, com um conjunto de instituições aderentes, um novo congresso em 2010, este agora subordinado ao tema da Inovação e da Qualidade.

A saúde, direito inegável dos cidadãos, merece a responsabilidade colectiva, com universalidade, equidade e acessibilidade. Todas as sociedades modernas estão empenhadas em garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Mas não basta. Todos reconhecem que a prestação de cuidados de saúde deve orientar-se na senda da Inovação e na criação de padrões de Qualidade.

Como fazê-lo? Que problemas e que soluções? Estas serão as questões para o Congresso de 2010.

Espera-se que a reflexão possa ser plural, abrangente, incisiva e muito participada. Que cada cidadão, paciente, profissional, entidade, organização, instituição, empresa, possa contribuir e garantir o sucesso desta iniciativa, que é uma iniciativa da sociedade civil.

Este congresso será em Coimbra em 2010. Mas terá uma nova edição em 2011. E, em 2011, será no Porto, a 24 e 25 de Março. Terá como anfitrião o Hospital de São João.

Paralelamente ao congresso a APEGSAUDE promoverá alguns fóruns especializados, de que se destacam o ONCOforum, dedicado à gestão da doença oncológica, e o ForumREABILITAR, dedicado à medicina física e de reabilitação.

O Congresso de 2009 foi uma iniciativa impulsionada por um conjunto de entidades que o tornaram possível, e de cujo esforço e empenhamento resultou o sucesso: a Fundação Calouste Gulbenkian, a Entidade Reguladora da Saúde, a Fundación Bamberg, a Fundação Astrazeneca, a Plataforma Saúde em Diálogo, a APHP Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, a União das Misericórdias, a APMCG Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, a ANF Associação Nacional de Farmácias, o CHLN Centro Hospitalar de Lisboa Norte, os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Hospital de São João e o CHP Centro Hospitalar do Porto.

Cremos que as próximas edições merecerão uma adesão ainda mais significativa.

 

Privacy Statement  |  Terms Of Use
Copyright 2009 by APEGSAUDE